vida de universitária

DICAS DE COMO SE DAR BEM NO SISU

13:58 Jamilly Costa 0 Comments


As notas do ENEM já foram lançadas e começa-se a terceira Guerra Mundial no site do sisu. É fato que ainda existem várias dúvidas de como conseguir aquela vaga tão sonhada na faculdade dos sonhos e é claro que depende muito da sua nota mas como estamos falando de um sistema, existem algumas estratégias que podem ser usadas para chegar mais perto da sua vaga! Resolvi fazer um post falando sobre minha experiência e como fiz para me dar bem no sisu. 
Antes de tudo, te recomendo a assistir esse vídeo (aqui) que vai te ensinar a usar o sisu. E é muito importante que você o saiba.
Primeiro, saiba que você não é uma nota! Esse discurso já está clichê mas não acreditava nessa afirmação quando estava na tensão do sisu. Por isso acho válido te dizer que não, você não é uma nota. A vida é tão curtinha, então dê mais valor ao banho de mar, à trilha no meio da mata, ao abraço dos seus pais. Quando o desespero bater, lembre-se disso!
Segundo, não coloque um curso que não quer só para passar e alimentar o ego de quem quer que seja. Alguém quer muito a vaga que você está ocupando. Então batalhe pelo curso que você se identifica.
Enfim, vamos às dicas!

Tenha uma boa segunda opção: uma que você se identifique, vá gostar de cursar e nem precisa ser na sua área. Mas que seja algo que você queira. Nada de colocar se não tem interesse de cursar. Pegue a lista de cursos das universidades próximas à você e conheça cada curso. Ainda dá tempo! Fique ligado também se você fica dentro da nota de corte dessa segunda opção, isso é o mais importante. Não aposte em uma segunda opção que não vai rolar, abra a mente e pesquise os cursos! Não desanima, ein?

Você precisa conhecer o listão da universidade que você quer! Estude as notas, a cota que normalmente remaneja com a menor nota, onde você mais tem chance de entrar. E o mais importante é conhecer o listão da lista de espera, pois se você ficou de fora no sisu, ainda pode ter chance na lista de espera! O listão do ano passado da UFPE (com os remanejados) ainda pode-se encontrar aqui. Leia com calma, veja onde a sua nota se aproxima e arrisca!!!

Seja cuidadoso e tenha a certeza de que você não está fazendo nada que o faça ser desclassificado, como não poder comprovar a cota que colocou.

⧫  Analise a sua posição na cota em que está e a quantidade de vagas na mesma. Isso é muito importante para saber a chance que existe de você passar na lista de espera! O importante é ficar calmo diante da situação e tentar pensar calculadamente. É um sistema, ele te quer fora, mas você pode conseguir entrar! 

A principal dica é justamente essa. Tranquilidade. Pense direito, analise. Peça ajuda! O meu direct do instagram está aberto à qualquer dúvida. Não tenha vergonha de pedir ajuda e informação. Fala lá comigo que posso te ajudar em cada passo! E não desanima, não é o fim do mundo e a sua vitória vai chegar! 

Siga perfis que te motivem e avisem sobre o sisu. Indico esses aqui: @cargamaximacursos; @avidamedicina@vemedicina... tem muitos! Só procurar ;)



                                    Acompanhe o blog nas redes sociais:
                       Facebook ♥ Twitter ♥ Youtube ♥  Instagram Brechó 

You Might Also Like

0 comentários:

Espero que você comente sua opinião! É muito importante para mim!
° Sem o típico "seguindo, segue de volta?", comente algo sincero sobre o post primeiro, depois avise que está seguindo.
° Respondo todos os comentários.
° Retribuo todos os comentários.
° Sigo todos que me seguirem!
° Vou lhe tratar da mesma forma que você me tratar ;)
Obrigada! Volte sempre!